Ao mesmo tempo, quatro caçambas recolheram lixo depositado na frente das residências pelos moradores do Medianeira. Nesta quinta, a retirada de lixo será no Lourdes. O material a ser descartado deverá ser acondicionado em sacos plásticos. Os caminhões levarão apenas o que estiver nas calçadas, desde que sejam materiais como garrafas pet, latas, vasilhas, copos, embalagens plásticas, pedaços de lona, pneus e eletrodomésticos, como televisor, micro-ondas, liquidificador, ar condicionado, ventilador e aquecedor. Não serão recolhidos móveis, entulhos de construção, folhas e galhos. O Juscelino Kubitschek foi o primeiro bairro a receber o mutirão, no início de fevereiro.
Outras localidades que apresentam crescimento de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya terão ações contra o Aedes. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Michel, vão ser definidas ainda as estratégias para o Centro, Urlândia, Dom Antônio Reis, São João e Duque de Caxias.
Paralelamente aos mutirões, profissionais da saúde do município estão sendo treinados a identificar sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito. Em 2016, quatro casos de dengue foram notificados em Santa Maria. "